Site lento ou apresentando falta de recursos? Veja como realizar um diagnóstico do problema usando o cPanel

Caso o seu site esteja lento ou frequentemente mostrando mensagens de recursos insuficientes, é possível realizar um troubleshooting através das ferramentas do cPanel de sua hospedagem. No cPanel, na seção “Métricas”, clique em “Uso de Recursos”:

recursos_2

1. Dashboard:

Na aba DASHBOARD, caso o seu site tenha atingido os limites contratados, inicialmente o cPanel mostrará essa informação para você, informando a possível causa:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_3.png

2. Tabela de uso dos recursos:

Na aba CURRENT USAGE, você pode visualizar uma tabela com o uso de recursos no momento em que você acessou a aba:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_4.png

 

Essa tabela não é dinâmica (não se atualiza automaticamente). Para atualizar os dados você deve atualizar a página (F5).

As métricas apresentadas são:

  • SPEED Usage: é o consumo de CPU do site. Cada 100% corresponde a 1 core de processamento (ex.: limite: 400% = 4 cores).
  • I/O Usage: é a taxa de entrada/saída do site, que corresponde à combinação das operações de leitura e escrita. Seu limite é definido em MB/s (megabytes por segundo).
  • IOPS: é o número de operações de leitura/escrita que podem ocorrer a cada segundo.
  • NPROC: número máximo de processos pertencentes ao site especificamente (desconsidera processos do sistema operacional).
  • Entry Processes: é o número limite de processos simultâneos “de entrada” no site, que na prática limita os processos decorrentes de acessos ao site pelos usuários. É um limite que evita que ataques “DoS” (negação de serviço) interrompam os serviços sobrecarregando o servidor.
  • Physical Memory Usage: uso de memória RAM pelo site.

 

3. Gráficos de uso dos recursos:

Mais abaixo, ainda na aba CURRENT USAGE, você pode visualizar os gráficos contendo o histórico de consumo de cada uma dessas métricas.

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_5.png

 

  • Na seleção “Timeframe” você pode definir a janela de tempo que você deseja analisar o uso de recursos, dentre as opções abaixo ou em um intervalo personalizado:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_5b.png

 

  • Na seleção “Time Unit” você pode definir a unidade de tempo para o gráfico plotar os dados (hora, minuto ou segundo):

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_5c.png

  • Caso alguma dessas métricas atinja o limite e cause falha momentânea no serviço, será plotado no gráfico uma linha na cor ciano até a linha horizontal vermelha:https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_5d.png
  • Passando o mouse pelo gráfico, a data, horário e o uso do respectivo recurso é mostrado sobre o gráfico:https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_5e.png

(No caso da CPU, o 100% do gráfico se refere ao uso relativo de CPU em relação ao total, não à apenas 1 core como é mostrado no campo “SPEED USAGE” da tabela anterior)

  • Com esses gráficos, é possível navegar entre as datas e identificar os horários em que os picos de consumo ocorrem.

 

4. Snapshots:

Na aba SNAPSHOT, temos um atalho para encontrar os momentos em que o site apresentou falhas em função de recurso insuficiente. Na prática a ferramenta tira uma “foto” de como estava o uso de recursos, quais processos estavam sendo executados, quais consultas ao banco de dados estava sem sendo feitas ou quais páginas do site estavam sendo executadas no momento em que o site falhou.

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_6.png

  • Nas caixas de seleção é possível selecionar qual a data e quais os momentos você quer visualizar o snapshot:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_6b.png

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_6c.png

  • Na primeira aba temos a lista de processos naquele momento (exatamente às 14:37:21 do dia 24/09 nesse exemplo). A lista mostra o PID (ID do processo), o comando a qual esse processo se refere, o uso de CPU e Memória, respectivamente:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_6d.png

  • Na aba “Database Queries”, temos a lista de procedimentos SQL em execução no momento do snapshot, caso o esgotamento de recursos tenha sido causado pelo banco.
  • Na aba “HTTP Queries”, temos a lista de requisições HTTP que poderiam ter causado o problema nesse dado momento.

5. Consumo de Banda:

Outro recurso que pode causar que do site é a banda utilizada pelo site. O consumo de banda pode ser verificar na métrica “Largura de banda” no cPanel:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_6d.png

  • A quantidade de dados enviada ou recebida por meio de requisições HTTP (tráfego do site), e-mails (POP3, IMAP, SMTP) e compartilhamento de arquivos (FTP) é contabilizada no uso de banda da hospedagem, por meio dessa ferramenta você pode verificar o que e quanto cada serviço consome, em nas últimas 24 horas bem como por mês:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_7b.png

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_7c.png

6. Uso do Disco:

Ultrapassar o limite de uso de disco também pode ocasionar problemas. No menu “Uso do Disco” no cPanel você pode ver um resumo das pastas e seus respectivos tamanhos, bem como o consumo dos e-mails da hospedagem:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_8.png

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_8b.png

7. Terminal:

No cPanel uma outra ferramenta que pode ser útil ao desenvolvedor para visualizar logs e o uso de recursos pelo site em tempo real é o Terminal.

Por exemplo: Utilizando o comando top, é possível ver em tempo real os processos utilizados pelo site:

https://gerencial.galafassi.com.br/img_supportkb/recursos_9.png

 

Conclusão:

Com essa ferramenta, podemos identificar caso a caso o que especificamente causou o problema, possibilitando ao desenvolvedor realizar os ajustes necessários ou, se for o caso, realizar um upgrade nos recursos do site.

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Saiba como ver os emails que foram bloqueados pelo antispam

Veja abaixo como verificar os emails que foram bloqueados pelo antispam. 1º Passo: No navegador,...

Tutorial: Criação de E-mails.

                                                                        Tutorial de criação de...